terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tipos de educação

Eu sempre gostei muito de ler sobre psicologia infantil e de ver programas relacionados, muito antes de ser mãe já me interessava pelo tema maternidade.
Eu adoro assistir supper nany (inglesa) eu acho ela fantástica e muito inteligente. E sempre mostra que o problema está nos pais e não nos filhos, por diversos motivos.
Tenho lido muito ultimamente sobre educação positiva e também pedagogia montessoriana e waldorf. As três tem suas semelhanças e diferenças, mas eu sei que a maioria das mães que tentam seguir essa pedagogia ficam horrorizadas com o "cantinho do castigo" tão utilizado pela supernanny.
Eu também sou adepta a essas pedagogias que respeitam a criança e priorizam a conversa em detrimento do castigo ou punição física.
Porém, o que nenhuma mãe posta nessas páginas pedagógicas é que tem dias que você está cansada, com TPM, mal humorada e sem paciência. O seu filho provavelmente estará num humor um pouco parecido com o seu, pois eles refletem muito a gente. E é aí que acontecem as brigas. Uma birra, um tapa, vai tirar a mãe do sério e é aí que o tal "cantinho" é tão importante para que ambos se acalmem e possam conversar, senão gritos e tapas virão inevitavelmente. E quem falar que nunca aconteceu isso, sinto muito, mas eu não acredito, você que fala isso pode acreditar que é verdade, mas não porque isso nunca aconteceu, mas porque você esqueceu mesmo. É a natureza agindo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário